Embora ainda falte um mês para o (...brrr...) Halloween, um colectivo de músicos e comediantes com o sugestivo nome de "The North American Halloween Prevention Initiative", decidiu antecipar-se ao funesto acontecimento e alertar-nos para os horrores do evento, editando para isso um single de beneficência (a favor da UNICEF) intitulado "Do They Know It's Halloween?".
A ideia partiu de Nick Diamonds (ex Unicorns) e Adam Gollner, que compuseram a cantiguita com o intuito de parodiar "Do They Know It's Christmas", do involuntariamente hilariante e mega-paternalista projecto kitch chamado Band Aid.
Segundo Nick: "Pareceu-me uma óptima ideia juntar um punhado de músicos e tentar salvar o mundo de algo, em forma de piada. E o Halloween pareceu-me ser a festividade ideal, pois dava azo a grandes metáforas relacionadas com os medos da actualidade."
As participações incluem: Beck, Arcade Fire, Rilo Kiley, Feist (que teve um papel primordial no recrutamento de outros artistas), Sonic Youth, Devendra Banhart, Karen O e Peaches, entre muitos, muitos outros. Tudo gente fina, portanto.
Aqui fica o vídeo:
(Z)
30.9.07
29.9.07
28.9.07
The Police, Estádio Nacional 25-09-07
A falta de idade suficiente para ter estado presente na primeira rusga policial que se abateu sobre o Restelo, há 27 anos atrás, deixou sempre uma frustaçãozinha mal resolvida, que só poderia ser compensada com nova rusga, mesmo que efectuada pela brigada do reumático. O receio de estilhaçar a imagem da banda nos seus tempos áureos era grande, mas se sobreviveu à entediante carreira a solo da carraça Sting, sobrevive a tudo...
E aquilo a que se assistiu foi, esperemos, o canto do cisne. Uma última oportunidade para presenciar ao vivo, um punhado de clássicos incontornáveis dos últimos trinta anos de música pop, interpretados - ainda com alguma chama e notório prazer - por uma das mais marcantes bandas oriundas da velha Albion.
Tema após tema, o envelhecimento dos corpos não se reflecte na frescura da música, que se consegue sobrepor a alguns maus tratos, com o pontual resvalar de Sting para a inevitável cantilena de estádio e de Andy Summers para embaraçadores solos onanistas, a ser compensado pelo hiperactivo virtuosismo de Stewart Copland na bateria. Há aqui um estranho equilíbrio que mantém quase inalteradas as propriedades mágicas e energéticas de um trio que, após 22 anos de separação, ainda consegue fazer omoletes com isto:
- Message in a Bottle
- Synchronicity II
- Don't Stand So Close to Me
- Voices Inside My Head"
- "When the World Is Running Down"
- "You Make the Best of What's Still Around"
- Spirits in the Material World
- Driven to Tears
- Walking on the Moon
- Truth Hits Everybody
- Every Little Thing She Does Is Magic
- Wrapped Around Your Finger
- The Bed's Too Big Without You
- Murder by Numbers
- De Do Do Do, De Da Da Da
- Invisible Sun
- Walking in Your Footsteps
- Can't Stand Losing You
- Roxanne
- King of Pain
- So Lonely
- Every Breath You Take
- Next to You
A primeira parte esteve a cargo dos Fiction Plane. Quem? Exactamente. Rampa de lançamento para um baixista saltitão como o Sting, que é a cara chapada do Sting, que tem o timbre de voz de Sting, e que por acaso até é filho do Sting. O grupo não deixou saudades.
Aqui fica o ponto alto do concerto:
(Z)
27.9.07
Luar Reservado
"Crime In The Pale Moonlight" - Flanger
"The Moon Is Down" - Explosions In The Sky
"Moon Lake" - Scout Niblett
"Behind The Moon" - Matt Costa
"Down With Moonlight" - The Rakes
"Moonstruck" - Pantha Du Prince
Download zip
(C)
Fink - "Distance and Time"
Fink é o epíteto de uma nova geração de músicos que vêem, de forma bastante redutora, a sua música ser classificada como "folktronica" ou "nu-folk".
Ao terceiro álbum o ex-Dj tornado cantautor, consegue ultrapassar com aparente facilidade, a árdua tarefa de igualar - ou mesmo superar - uma segunda obra , a todos os níveis surpreendente.
"Distance And Time" não é tão bom como "Biscuits for Breakfast", é melhor.
Mais conciso nas ideias, mais focado, estilisticamente mais amadurecido, com o power trio acústico de Fink a criar momentos melancólicos, de uma energia contida, que resulta em canções emocionalmente tensas e melodicamente belas.
Uma aposta ganha para a Ninja Tunes, que aqui se vê um pouco deslocada do seu ambiente natural mas, sem dúvida, mais enriquecida.
Fink - Trouble's What You're In
Fink - This Is The Thing
Fink - Blueberry Pancakes
Aqui fica um registo da sua passagem pelo Festival Para Gente Sentada, em Novembro do ano passado:
(Z)
Ao terceiro álbum o ex-Dj tornado cantautor, consegue ultrapassar com aparente facilidade, a árdua tarefa de igualar - ou mesmo superar - uma segunda obra , a todos os níveis surpreendente.
"Distance And Time" não é tão bom como "Biscuits for Breakfast", é melhor.
Mais conciso nas ideias, mais focado, estilisticamente mais amadurecido, com o power trio acústico de Fink a criar momentos melancólicos, de uma energia contida, que resulta em canções emocionalmente tensas e melodicamente belas.
Uma aposta ganha para a Ninja Tunes, que aqui se vê um pouco deslocada do seu ambiente natural mas, sem dúvida, mais enriquecida.
Fink - Trouble's What You're In
Fink - This Is The Thing
Fink - Blueberry Pancakes
Aqui fica um registo da sua passagem pelo Festival Para Gente Sentada, em Novembro do ano passado:
(Z)
25.9.07
Jesca Hoop
O Sr. Tom Waits descreve Jesca Hoop como " uma pérola negra, uma bruxa boa ou uma lua vermelha" e a sua música como "ir nadar num lago, à noite".
E eu acredito nas palavras do mestre, não por ser de quem são... bem, também por isso, e por haver uma espécie de magia na música, nas letras e na voz de Jesca.
Hopp foi educada na restrita religião Mórmon entre hinos religiosos e canções folk até à separação dos seus pais - ressalvam-se alguns apontamentos de Crosby, Stills and Nash, Paul Simon, Neil Diamond, James Taylor, doses maciças de Abba e também o seu gosto pessoal, saciado no segredo de um pequeno rádio, e que variava entre os Police, Duran Duran, Tears for Fears, Led Zeppelin ou The Beastie Boys.
Depois juntou-se à "civilização" como nanny dos 3 filhos de Tom Waits, começou a fumar esse, a passar-se ao som de Kate Bush, Diamanda Galas, e Waits, claro.
O resto são demos enviadas pelo casal Waits, alguns concertos de natureza intimista e... yada, yada, yada, a menina tem um disco que é um mimo! Chama-se Kismet.
Jesca Hoop - Seed of Wonder
Jesca Hoop - Enemy
Jesca Hoop - Havoc in Heavan
myspace
Aglidole, as letras estão aqui... :)
(C)
24.9.07
Clara Hill's Folkwaves - Sideways
Tendo-se afirmado como uma das figuras mais destacadas da editora berlinense Sonar Kollektiv, Clara Hill conta já com três álbums no currículo, para além de algumas bem sucedidas colaborações com nomes como Jazzanova, Vikter Duplaix ou King Britt, entre muitos outros.
E se os dois - óptimos - discos anteriores não chegaram a levantar muito pó, em parte devido à colagem demasiado fiel ao som típico da editora, este novíssimo "Sideways" irá finalmente revelar todo o potencial da cantora que, tal como aconteceu recentemente com o projecto Thief (mais uma colaboração), envereda por terrenos menos batidos, onde a new soul e a folktrónica se cruzam de forma harmoniosa, enriquecidas com luxuriosas orquestrações que nos remetem para o universo dos 4Hero (ao que não será alheia a produção, de extremo bom gosto, a cargo de Marc Mac), criando 10 peças simplesmente deliciosas, que proporcionam uma contínua sensação de bem estar.
1 - Be Like That
2 - Everything (feat. Marc Mac)
3 - Sad Girl
4 - About You (feat. Thief)
(Z)
22.9.07
21.9.07
Dragonette xxx
O disco (Galore), vagamente dançável e altamente descartável, composto por canções pop sem outros objectivos que não sejam o airplay massivo em tudo que é rádio generalista, não vai certamente figurar nas habituais listas que irão surgir lá para o final do ano (embora "I Get Around" tenha direito a duas decentes vestimentas a cargo de Van She e Midnight Juggernaut).
Agora o vídeo...ah, isso já é outra história!
Dragonette - Take It Like A Man
(Z)
Agora o vídeo...ah, isso já é outra história!
Dragonette - Take It Like A Man
(Z)
Little Dragon
Mais talento vindo directamente da fecunda Suécia: os Little Dragon.
À fulgurante voz de Yukimi Nagano juntam-se os seus amigos de liceu, Erik Bodin na bateria, Fredrick Kallgren no baixo e Hakan Wirenstrand nos teclados.
Yukimi também já (en)cantou com os os seus conterrâneos Koop e deverá ter sido um regalo assistir à sua performance ao vivo, ao lado do grandioso José Gonzalez.
“Maybe Little Dragon is a city," - diz Yukimi - "Blue traffic-lights, fast food-signs, neon, love, loneliness, technology – a city reflected in the middle of a vast ocean. (...) I like to think of our music as dreamy, but not always in a pleasant way. Some songs are emotional and some more free and naive.”
Confira-se. Eles vêm em paz, garanto-vos.
Little Dragon - After the Rain (sendspace)
Little Dragon - Stormy Weather (sendspace)
Little Dragon - Twice
Little Dragon @ myspace
(C)
20.9.07
Supermayer - Save the World
Michael Mayer e Superpitcher, super-heróis da galáxia Kompakt, decidiram unir os seus super poderes para nos oferecerem uma excelente protecção contra o mau humor, enquanto aproveitam para salvar as pistas de dança da pasmaceira habitual e pôr tudo a orbitar à volta do planeta de espelhos.
Supermayer - Two of Us (Extended Version)
Supermayer - Please Sunrise
Supermayer - Saturndays
Myspace
(Z)
Claustrofobia...
Como nestas coisas da televisão o que é preciso é ter ideias (e, aparentemente, quanto mais estranhas melhor), o canal holandês VPRO, decidiu encatrafiar uma série de bandas dentro de um elevador e pô-las a a dar o máximo em condições mínimas, num programa apropriadamente intitulado "Behind Closed Doors". O resultado é ....peculiar, mas para obterem o máximo efeito, podiam semprer tentar fazer isto com os I’m From Barcelona...
The Kooks
The Long Blondes
Albert Hammond Jr.
The Noisettes
Cocorosie
Mais aqui.
(Z)
The Kooks
The Long Blondes
Albert Hammond Jr.
The Noisettes
Cocorosie
Mais aqui.
(Z)
Os The Most Serene Republic enquadram-se perfeitamente naquele grupo hiper-restrito de bandas, cuja música melhora significativamente a nossa qualidade de vida.
Assim foi com o Underwater Cinematographer e a façanha repete-se com o novíssimo Population.
E são seis nativos de Toronto, munidos de raízes indie-pop, pontuadas por beats electrónicos e um sem número de inusitados mas bem prazenteiros sons.
Substituam a música aquática de uma cascata gigantesca, por sons que caem direitinhos no ponto "G" da alma..., em camadas de 3 guitarras, baixo, bateria, piano, violino, metais e vozes.
É arte pura.
Experimentem.
Tracklisting:
1. Humble Peasants (@julioenriquez.com)
2. Compliance (@julioenriquez.com)
3. The Men Who Live Upstairs (sendspace)
4. Present of Future End (@tunes.bluesummers.com)
5. A Mix of Sun and Cloud (sendspace)
6. Battle Hymn of the Republic
7. Why So Looking Back
8. Sherry and Her Butterfly Net (@merryswankster.com)
9. Agenbite of Inwit
10. Career in Shaping Clay (sendspace)
11. Solipsism Millionaires
12. Multiplication Desks
13. Neurasthenia
The Most Serene Republic @ myspace
(C)
19.9.07
18.9.07
Friendly Fires
Os Friendly Fires talvez sejam apenas mais uma banda inglesa.
Mas, apesar da receita constar basicamente de ingredientes simples - sonoridades post-punk, uma pitada de revivalismo 8Os, canções catchy... - o resultado é um prato bem guarnecido: um baixo daqueles que fazem estremecer as entranhas, batidas e guitarradas a condizer... é divertimento puro e vontade de mexer o corpinho garantidos!
Friendly Fires - On Board (via undomondo.com)
Friendly Fires - Bring Out Your Dead (via undomondo.com)
(C)
17.9.07
15.9.07
“I hate to advocate weird chemicals, alcohol, violence or insanity to anyone… but they’ve always worked for me.” - Dr. Hunter S. Thompson
Chromatics - Running Up That Hill (Kate Bush Cover) via gorillavsbear
(C)
14.9.07
Nathan Fake - You Are Here
Enquanto aguardamos pelo sucessor do belíssimo "Drowning in a Sea of Love" (2006), aqui fica mais uma pérola lançada pela Border Community, casa de Nathan Fake, o mago do minimalismo emocional...
1 You Are Here
2 You Are Here (Four Tet Remix)
3 You Are Here (Live Version)
4 Stops (Live Remix)
5 Casio Triangle Through A Granular Synth
Download zip
E já que estamos com a mão na massa: Nathan Fake & James holden @ BBC, 19-3-2006
(Z)
1 You Are Here
2 You Are Here (Four Tet Remix)
3 You Are Here (Live Version)
4 Stops (Live Remix)
5 Casio Triangle Through A Granular Synth
Download zip
E já que estamos com a mão na massa: Nathan Fake & James holden @ BBC, 19-3-2006
(Z)
Cut Off Your Hands
Eu já havia recomendado que se mantivesse este quarteto de neozelandeses debaixo d' olho...
O tema "You And I" caíu como uma granada sem pino e, após uma temporada sem novidades eis que os moços anunciam nova label - a Levity Records (da Levi's) - e estreiam-se com Blue On Blue.
Arrependam-se as alminhas que ainda não lhes deram a devida atenção.
Cut Off Your Hands - You and I
Cut Off Your Hands - Let's Go (via fileden.com)
Cut Off Your Hands - Expectations
Cut Off Your Hands - Still Fond
Cut Off Your Hands @ myspace
(C)
13.9.07
Menomena
Vídeo novo (genial!) e sessão na Daytrotter a não perder.
Menomena - Evil Bee ( do álbum Friend and Foe de 2007)
Daytrotter Session (21/08/07)
Menomena @ myspace
(C)
Menomena - Evil Bee ( do álbum Friend and Foe de 2007)
Daytrotter Session (21/08/07)
Menomena @ myspace
(C)
Goldrush
Os Goldrush parecem empenhados em converter quem não ficou impressionado com os seus dois anteriores álbuns. O novo "The Heart is The Place" apoia-se na fórmula que já fez vencedores os Flaming Lips, Wilco ou Grandaddy (de resto, bandas inspiradoras do som destes ingleses): fazer música contemporânea, distintiva, mas com grandes influências do passado.
O álbum conquista aos primeiros sons do instrumental "Aperture" seguido, de forma fluída, pelo "The Story of the City" e o catchy "Heaven's My Destination".
Os temas apresentam-se com uma coerência bastante interessante, interligando-se entre si, como que a contar o resto da história.
Vale a pena uma escutadela... ou duas.
Goldrush - Heaven's My Destination
Goldrush - Jupiter - do álbum "Ozona"(@indieforbunnies.com)
Goldrush @myspace
(C)
12.9.07
Midlake - Oak and Julian EP
Os grandiosos Midlake, acabam de lançar em versão digital um curioso EP com raridades e lados B, que inclui o óptimo "Mornings Will Be Kind", tema que ficou de fora do álbum de estreia, Bamnan and Slivercork Bellaire (Bella Union, 2004).
Enquanto se espera ansiosamente pelo novo disco da banda, qualquer migalhita serve para enganar o apetite...
1. Roscoe (Acoustic Version)
2. It Covers The Hillside (Acoustic Version)
3. Marion
4. Mornings Will Be Kind
Download zip
(Z)
RF & Lili De La Mora
Recordam-se do bonito tambura player que acompanhou Joanna Newsom na sua digressão? Pois ele é RF, o multi-instrumentista Ryan Francesconi, cujos arranjos acústicos se juntam, primorosamente, à subtileza introspectiva da voz de Lili De La Mora.
"Eleven Continents" marca a estreia desta dupla, que parece não acreditar em numerus clausus quando se trata de convidados para a festa. Destacam-se Joanna Newsom e Fabiola Sanchez (vocalista dos Familiar Trees) - enquanto uma dá habilmente à harpa, a outra imprime uma calorosa forma de diálogo às letras. Depois desaguam na absoluta perfeição dos arranjos para viloncelo, viola e percussões de RF.
Um disco com uma estrutura musical repleta de texturas e recheado de significado e sentimentos puros. Querem Melhor?
RF & Lili De La Mora - Your Book Of Everything (via 4casey4.com)
RF & Lili De La Mora - Trough The Trees
RF & Lili De La Mora @ myspace
(C)
9.9.07
Paredes de Coura, Agosto, 2007
7.9.07
Hug The DJ - Music Lotion (Vol.2)
Disco 1:
Interpol - No I In Threesome
Caribou - Melody Day
Apples In Stereo - Same Old Drag
Art Brut - People In Love
Land Of Talk - Summer Special
Pop Levi - Sugar Assault Me
The Polyphonic Spree - Running Away
Tokyo Police Club - Your English Is Good
The Lionheart Brothers - Hero Anthem
Shout Out Louds - Normandie
The Rakes - We Danced Together
Malajube - Pâte Filo
Spoon - You Got Yr. Cherry Bomb
Mates of State - Fraud In The 80's
Of Montreal - Gronlandic Edit
The Swimmers - Goodbye
Arrah And The Ferns - Apple For Evan
Los Campesinos! - We Throw Parties, You Throw Knives
Architecture In Helsinki - Heart It Races
Thief - Hold On, Hold On
Butcher Boy - Profit In Your Poetry
The Silent Years - Someday
Maps - You Don't Know Her Name
Silversun Pickups - Lazy Eye
Cansei De Ser Sexy - One Way Or Another / Teenage Kicks
The Isley Brothers - This Old Heart Of Mine (Is Weak for You)
Cortney Tidwell - Missing Link
(D1 - download zip)
Disco 2:
Studio - No Comply
The Go! Team - Grip Like A Vice
Justice - D.A.N.C.E.
Klaxons - As Above, So Below
Digitalism - Pogo
The Passions - Emergency (Radio Edit)
Shy Child - Summer
Midnight Juggernauts - Road To Recovery
The Presets - Are You the One?
Goose - Bring It On
Shitdisco - OK
New Young Pony Club - Get Lucky
Whitey - Wrap It Up
Pepe Deluxe' - Mischief of Cloud Six
Chromatics - In The City
Kubichek! - Stutter
The Trucks - Titties
Pleasure - Out Of Love (feat. Heidrun Bjornsdottir)
(D1 - download zip)
(Z & C)
Subscrever:
Mensagens (Atom)