28.5.08

Dia D


Acho que ainda há bilhetes à venda, mas caso tenham esgotado não hesitem: cravem, roubem, fotocopiem, façam como entenderem. Mas não percam o concerto que o grande Toumani Diabaté dá hoje na Casa Da Música, porque, isso sim, seria um crime.

Toumani Diabaté - Si Naani
Toumani Diabaté - Kaunding Cissoko
Toumani Diabaté - Elyne Road

DL zip

(Z)




























Scout Niblett
- 29/05/08 @ Mercado Negro (Aveiro)
- 30/05/08 @ ZdB (Lx)

"Just What I Needed"
"Kiss"
"Yummy"

DL zip

myspace

(C)

27.5.08

Weekend Shuffle #17





























Pop Levi
- Wannamama
Ladytron - I'm Not Scared
Santogold - L.E.S Artistes
Sam Sparro - Cut Me Loose
The Little Ones - Tallies
Cajun Dance Party - Colourful Life
The Jealous Girlfriends - How Now
Wolf Parade - The Grey Estates
Centenaire - Castle
Au - RR vs. D
The Acorn - Crooked Legs
Russian Red - They Don't Believe
Isobel Campbell And Mark Lanegan - Come On Over (Turn Me On)
Vetiver - Road To Ronderlin
The Chapin Sisters - Let Me Go
Scout Niblett - Kiss

Download Zip

(Z&C)

26.5.08

John Cale, Casa Das Artes De Famalicão, 16-05-08


Cada vez que John Cale dá um salto a Portugal é como se fosse a primeira. O sua extensa e diversificada produção discográfica, aliada a uma inesgotável capacidade de reinvenção em palco, transformam obrigatoriamente as suas parcas visitas em momentos únicos e imperdíveis.
Desta feita a sorte calhou a Famalicão, numa Casa Das Artes que, surpreendentemente, não encheu.
Acompanhado por essa diminuta mas impressionante máquina sonora que dá pelo nome de Acoustimatic Band, o icónico ex-Velvet revisitou uma pequena parte da sua imensa carreira, insuflando nova vida a mais de uma dezena de óptimos temas, escolhidos entre tantos outros que - mesmo tidos como obrigatórios -, inevitavelmente ficaram de fora.
Começando com o crescendo ambiental de "Gravel Drive" (assombrado por problemas técnicos que até não lhe ficaram mal de todo), música retirada do seu último trabalho - "Black Acetate" -, apresentou de seguida dois crowd pleasers absolutos: "Chinese Envoy" e "Paris 1919", aproveitando o embalo para testar um tema novo - " Wadda Ya Mean" - que provavelmente fará parte do próximo álbum.
A partir daí, até ao energético (mas indesejado) final trazido por "Chorale", deslumbramento foi a palavra de ordem, com temas como "Dancing Undercover", "Ship Of Fools", "Cable Hogue", "Things" ou "Gun" a serem redesenhados com arranjos e improvisações de um bom gosto absolutamente irrepreensível, por uma banda em perfeita sintonia.
No final, o ambicionado sarrabisco na capa de "Music For A New Society", pôs o ponto final a uma noite memorável.

"Paris 1919"

"Chinese Envoy"

"Dancing Undercover"


(Z)

22.5.08

Phoebe Killdeer & The Short Straws - "Weather’s Coming..."


















Este foi amor à primeira.
Onde raios andavam sumidas esta voz poderosa e as palavras certeiras que tão bem vestem esta pequena maravilha chamada "Weather’s Coming..."? Pelos vistos, era lá para os lados dos Basement Jaxx, dos Bang Gang e dos Nouvelle Vague - apesar da presumível saída de Killdeer dos NV por mau comportamento, Marc Colin co-produziu este álbum de estreia.
Bom tempo, é a previsão para amanhã, dia 23 de Maio, no Musicbox e para o dia seguinte no Centro de Artes e Espectáculos São Mamede, em Guimarães.

"Paranoia"
"He's Gone"
"Let Me"
"Get Nervous"

DL zip

Phoebe Killdeer and The Short Straws - "How Far"


(C)

13.5.08

The National, Aula Magna - 11/05/08



Com o solene espaço da Aula Magana esgotado há meses, os National apresentaram-se pela terceira vez em território nacional para o aguardado primeiro concerto em nome próprio (cortesia da Optimus), ganhando assim alguma rodagem para a tournée que se avizinha.
Em boa altura o fizeram, o recente e monumental "Boxer", uns furos acima da sua - já de si bastante recomendável - produção anterior, revela uma banda no seu auge, que finalmente parece ter alcançado todo o seu potencial.
Perante um público maioritariamente preenchido por fãs sedentos e ferrenhos - capazes de identificar qualquer música aos primeiros acordes -, estava garantida à partida uma recepção calorosa, independentemente da entrega ou alinhamento seguidos pela banda.
Decidiram entrar a matar, soltando boa parte dos foguetes no início da festa, com um poderoso trio composto por "Brainy", "Secret Meeting" e "Mistaken For Strangers", atingindo assim, logo no ínicio, um clímax normalmente reservado para finais de concerto. O momento seguinte, com Matt Berniger (sempre bastante comunicativo) a pedir para baixarem as luzes, foi mais intimista, mas não menos intenso, "Baby We‘ll Be Fine" e "Show Show" ajudaram a manter o estado de graça, perante um público cada vez mais entusiasmado.
"Squalar Victória", numa interpretação memorável, criou um clima muito Arcade Fire, com o efusivo sexto elemento da banda (Padma Bewsom), a desdobrar-se entre o violino, a pandeireta e o piano, ajudado por um dos manos Dressner.
Seguiram-se "Abel", "Wasp Nest" (desfalcado da prometida secção de metais), "Racing Like A Dog" e "Ada", que vieram acalmar um pouco os ânimos até à chegada de "Apartment Story", tema amplamente comparticipado pelos presentes, precedendo "Daughters Of The Soho Riots", que ensaiou o final do concerto. Por esta altura já muita gente fazia contas à vida, tentando adivinhar quais, dentro dos temas em falta, os que poderiam ainda chegar no encore.
O retorno fez-se com inevitável "Fake Empire" - em novo coro colectivo -, logo seguido por "Start War" (uma espiral de excitação), começando assim a contagem decrescente. Após o belíssimo "Green Gloves", acontece aquele que, para muitos, foi o momento mais empolgante da noite: Matt Berniger, destemido, desata a galgar as doutorais até onde o fio do microfone lhe permite chegar, berrando a plenos pulmões o refrão de "Mr. November", amparado pela assistência.
"Gospel" e "About A Day" (numa versão prolongada e improvisada) encerraram calmamente uma noite bastante aprazível para ambas as partes. A satisfação estampada no rosto de Berniger enquanto distribuia autógrafos no hall de entrada não deixou margem para dúvidas.
Dia 18 de Julho em Guimarães, voltamos a pintar a manta.

"Fake Empire"


Mais aqui.

(Z)

Dosh - “Wolves and Wishes”




“Wolves and Wishes” é já o 4º álbum a acrescentar à carreira a solo de Martin Luther King Chavez Dosh, mais conhecido por Dosh.
Como se o seu talento (a rondar proporções escandalosas) não bastasse, Dosh requisitou, mais uma vez, os serviços de uns quantos músicos e amigos. A saber: Andrew Bird – incontornável, já que as trocas de assobios e baquetadas são uma constante entre os dois - munido do seu violino quase mágico ajudou a embelezar “Don’t Wait for the Needle to Drop” e “Hit and Pearle”; apanhamos a voz de Will Oldham / Bonnie ‘Prince’ Billy no “Bury the Ghost”; os Fog encontramo-los em “Wolves” e os Odd Nosdam em “Keep Up Appearance”.
O resultado é um disco de uma riqueza imensa a todos os níveis, onde elementos do jazz, da electrónica e do rock acertam ponteiros com arranjos irrepreensíveis.
O antecessor deste trabalho, “The Lost Take” de 2006 é, também ele, todo um portento que infelizmente parece ter passado um pouco despercebido.
“Wolves and Wishes” anda à roda a partir de hoje via Anticon.

“Don’t Wait for the Needle to Drop”
“Bury the Ghost”
"If You Want To, You Have To"
“Wolves”
“Keep Up Appearance”

DL zip



myspace

(C)

That's more like it...

The Kills - "Last Day of Magic"


(C)

9.5.08

Morgan Geist
























Hoje todos os caminhos vão dar ao
trintaeum, com o lendário produtor americano Morgan Geist (Metro Area) a tomar conta dos pratos.
Uma rara e imperdível oportunidade para os nossos ouvidos - e pezinhos - apreciarem ao vivo um ecléctico e didáctico set daquele que é um dos mais influentes produtores de música electrónica dos últimos 15 anos.


Metro Area - Read My Mind (Special Dub)
Metro Area - Orange Alert (dfa remix)
Metro Area - Muira (Maelstrom Edit)

DL zip

(Z)

Tape – “Luminarium”







Se por um acaso, são daquelas pessoas que apreciam uma boa banda sonora a acompanhar passos de dança na horizontal, este “Luminarium” dos Srs. Tape pode bem ser a cereja no topo... de qualquer coisa.
Mas também serve, e muitíssimo bem, para chamar sonhos bons.
Numa opção ou noutra, ou uma depois da outra, a satisfação é garantida.

"Beams"
"Fingers"
"Reperto"
"Altamira"

download zip

"Sand Dunes"


myspace

(C)

8.5.08

"Desperately Seeking Paul McCartney"




"Desperately Seeking Paul McCartney" é uma comédia/documentário que conta a história de Ruth Anson, que algures em 1965, enquanto repórter da KABC-TV de LA, terá perguntado a McCartney se o casamento estaria nos seus planos imediatos. Paul repondeu: - Only if you’ll marry me.
Quarenta anos depois, a dita senhora (embora casada e mater familias) ainda se questiona sobre o que teria acontecido se tivesse dito sim...
O resto da história parece ser uma grande xaropada contada com trejeitos de reality TV.
Fica a dúvida, será para rir ou para chorar?



myspace

(C)

7.5.08

Lindo # 41

Lemon Jelly - "The Shouty Track"


(C)

José Gonzalez, Teatro Sá Da Bandeira, Porto, 30-04-08


















Curto, muito curto o concerto que José Gonzalez deu na passada quarta feira no Teatro Sá da Bandeira. Pelo menos assim pareceu, como se o sueco possuísse capacidades de prestidigitador, criando a ilusão de acelerar o tempo.
Entra sozinho em palco, senta-se, afina a guitarra, começa a desenhar os primeiros sons de "Deadweight on Velveteen" e, em poucos segundos, a plateia - envolta num suave cheiro a incenso - parece entrar num transe hipnótico do qual só despertará passados cerca de 80 minutos quando, num estalar de dedos, lhe soarem os últimos acordes de "Smalltown Boy".
Homem de poucas palavras, Gonzalez deixou que toda a atenção se centrasse nas músicas, adornadas pela sua voz aveludada e dedilhar percussivo. Pelo palco passaram "Hints", "Fold" e "All You Deliever" até à entrada em palco de mais dois elementos, Erik Boden na percussão e - surpresa da noite - a adorável Yukimi Nagano (Little Dragon) como segunda voz ou criando pormenores sonoros variados, dando aos temas um sabor extra doce, para júbilo de uma plateia cada vez mais encantada.
O design de luzes, até então apropriadamente minimalista, passou a destacar-se pelo extremo bom gosto das projecções que iluminaram o palco, dando aos temas um ambiente muito cool e sedutor.
Sem grandes pausas ou momentos menos inspirados, sucederam-se alguns dos pontos altos da noite: "Stay In The Shade", "In Our Nature", "Lovestain", a quase-bossa "Remain", "Down the Line", o esperado "Heartbeats", o fabuloso "Crosses", uma inspiradíssima intrepretação de "Cycling Trivialities" e "Teardrop" - mais uma versão que não fica a dever nada ao original - a finalizar.
No encore brilharam "Abram", "Time To Send Someone Away", "Killing For Love" (com as suas intrincadas malhas de guitarra a piscarem o olho ao Afrobeat), "Down the Hillside" e a já referida apropriação de "Smalltown Boy", numa inesperada homenagem aos Bronsky Beat. Perfeito.
Momentos depois, à porta do Pitch, não se fez rogado a fotos e autógrafos.






(Z&C)

6.5.08

Atlas Sound rules com'o caraças!!







Depois de nos brindar com uma das melhores colheitas deste ano, Bradford Cox presenteia-nos com 5 magníficos temas no recém-nascido EP "The Free Things I'll Miss".
Hooray? Ainda há mais: o single está todinho à nossa disposição no blog que vai dando conta de todas as andanças deste talentoso rapaz.
Dia 27, vai no Batalha...

Tracklist

1. My Car
2. My Room
3. My Bed
4. Recording Acustic Drums
5. Marietta

Download



myspace

(C)

The Little Ones



Os Little Ones já não são tão little como antes… longe vão os tempos em que faziam música num estúdio recôndito e urdiam desculpas que adiassem o confronto com o público.
O mini-álbum “Sing Song”, do ano passado. pôs este quinteto de LA nos ouvidos do mundo e levou-os à partilha de palcos com bandas de renome.
“Terry Tales & Fallen Gates" é o 2º EP da banda e é, segundo dizem os moços, uma espécie de aperitivo para o álbum de estreia, “Morning Tide”, a ser editado online pelos próprios lá para o Verão.
A julgar por uma escutadela na diagonal, este já cheira a salty breese. E a risos.

"Boracay"
"O-A (There's A Sun)"
"Unlock The Door!"

download zip

"Ordinary Song" (from Morning Tide)


site
myspace

(C)

2.5.08

Lindo # 40

Architecture in Helsinki - "Like It Or Not"


Architecture in Helsinki - "Like It Or Not" - El Guincho remix (via stereogum)

(C)