21.2.08

múm + Pere Ubu - CDM, Clubbing, 16-02-08










múm:
O óptimo concerto que os múm deram na primeira parte de mais uma esgotadíssima noite Clubbing, não desiludiu quem ansiava mergulhar na atmosfera de melodias recheadas de estranhos ruídos que parecem surgir onde menos se espera.
Fazendo uso da enorme parafernália espalhada pelo palco, em trocas e baldrocas de instrumentos e belas harmonias a três vozes, deram corpo à sua post-pop de encantar, com uma alegria e jovialidade típicas de quem se preocupa mais com o efeito do que com a técnica.
Mais prazenteiro do que cerebral, acabou por ser um concerto mais solto e dinâmico do que aquele há uns anos atrás no Sá da Bandeira.
Incidindo no último trabalho, "Go Go Smear The Poison Ivy", pareceu querer recriar musicalmente essa espécie de lava laranja em constante mutação que identifica o patrocinador do evento. Bonito e maleável, com uma sucessão de pequenos clímax sempre à espreita, e com um bem humorado Ovar - o elemento mais falador - a conduzir tudo apaixonadamente, explicando, por vezes de forma atabalhoada, a temática das canções.
Para além do sempre arrepiante 'Marmalade Fires', e da belíssima 'Moon Pulls', alguns momentos altos aconteceram quando introduziram uma canção nova, ou quando improvisaram sobre um tema tradicional islandês, como prenda de aniversário para um elemento do público, ou ainda quando, à flauta, fizeram um pequeno desvio até "I Was Made For Loving You", dos Kiss.
No entanto, tudo isto acabou por ser "gravado por cima" da memória dessa noite, devido à força da natureza que se seguiu.



Pere Ubu
Quando acordei no dia seguinte, ainda fiquei um pedaço de tempo a pensar se não teria sonhado.
O segundo concerto de David Thomas no Porto em três anos - saciando a fome aos que no Teatro S. João gritavam por Pere Ubu -, foi bom demais para ser verdade.
Demolidor, imprevisível, corrosivo e absolutamente irresistível. Um safanão que ajuda a pôr as coisas na perspectiva (in)correcta, e a prova irrefutável que o álcool conserva, senão o corpo, pelo menos o génio.
O melhor concerto do ano até à data.



(Z)

7 comentários:

Menina Limão disse...

the videos are no longer available. :S

Menina Limão disse...

esquece, já os vejo. :p

Menina Limão disse...

como não disponibilizas o mail, faço aqui mesmo a pergunta, de carácter urgente: sabes onde se vendem os bilhetes para o festival para gente sentada? no ticketline já só se podem levantar os bilhetes na sede, em lisboa, e na fnac não vendem. amanhã já será mais caro. o ano passado comprei com antecedência e não consigo lembrar-me onde. :s

Menina Limão disse...

meninalimao[at]gmail.com

please.

Hug The DJ disse...

menina limão, não faço ideia... este ano tivemos a sorte de nos terem sido amavelmente fornecidos, mas no ano passado acho que os comprámos no Cine-Teatro...
de qualquer forma, se tiver novidades
emailo-te.

Menina Limão disse...

obrigada, mas agora também é tarde demais. parece que este ano os bilhetes comprados no próprio dia são mais caros. que chulanço. e eu nas lonas.

"tivemos a sorte de..." - pois, pessoal da máfia, é o que é.

Hug The DJ disse...

pessoal da máfia mas simpático...

;)