12.11.07

O Mozart da popera...

Rufus Wainwright, Coliseu de Lisboa, 06-11-07


Quando a meio do concerto, Rufus Wainwright dispara uma das suas habituais tiradas, recordando uma noite de embriaguês em palco, na qual lhe ocorreu que poderia muito bem ser ele (porque não?) o novo Mozart, deve ter deixado algumas pessoas a matutar no assunto.
A coisa - exageros à parte - até tem algumas pontas por onde se lhe pegue: a irreverência, a extravagante jovialidade, a originalidade e genialidade (salvaguardando as devidas proporções), são características comuns a ambos. A grande diferença, é que Rufus ainda respira, pode ser apreciado ao vivo e está no seu auge, conforme se pôde comprovar nas suas cinco visitas ao nosso país e nos cinco magníficos álbuns editados até à data.
Todos os concertos foram, no mínimo, avassaladores. E quase todos deixaram a pairar a sensação de que o colorido canadiano, tinha ali atingido o pico, o Everest das performances ao vivo. Os sortudos que tenham presenciado qualquer um dos espectáculos, podem afirmar-se como orgulhosos proprietários de uma experiência única e inesquecível - se alguém sabe construir e "dar" um espectáculo que ultrapassa, em muito, a mera interpretação de canções ao vivo, esse alguém é Rufus.
O portentoso talento enquanto letrista, compositor e performer, mais uma vez, voltou a surpreender e deu (senão o melhor), pelo menos um dos melhores concertos do ano.
Apresentando-se em palco vestido para impressionar, com um glamoroso fato às riscas que parecia saído de um musical de Gene Kelly em versão (ainda mais) gay, e com uma encenação a condizer - as estrelas foram definitivamente libertadas, a começar pelas da enorme bandeira americana que servia de cenário (farto dos US é dizer pouco...), para serem substituídas por réplicas dos mais comuns alfinetes de peito, aka broches, a fazer pendant com os que adornavam os fatos da banda - exímios músicos, nos quais se incluía o aniversariante Matt Johnson, ex baterista de Jeff Buckley, que há muito acompanha Rufus nestas andanças.
O concerto que incidiu principalmente no novo "Release the Stars", tocado quase na íntegra e com arranjos menos over the top, acabou inevitavelmente por percorrer todos os álbuns anteriores ("Art Teacher" foi de uma intensidade fulminante) , incluindo ainda alguns clássicos americanos popularizados por Judy Garland, que fizeram parte do tributo que o músico fez ao mítico show da actriz no Carneggie Hall - "A Foggy Day" e "If Love Were All" afiguraram-se predestinadas à performance Wainwright.
Um não muito breve interlúdio (as estrelas têm destas coisas), serviu para um regresso em look tirolês (lederhosen e meias até ao joelho), com a passagem prometida por "Between My Legs" e a colaboração da sua elogiadíssima prof. de yoga (à falta de voluntários que atacassem as spoken words). O público, desde o início absolutamente rendido, teve ainda oportunidade de confirmar todo o poder e potência vocais de Rufus sem microfone, no tema "Macushla" de raízes irlandesas e inspirado na interpretação do tenor John McCormack - impressionante, no mínimo.
O encore, servido em roupão, começou com "I Don‘t Know What It Is" (absolutamente apoteótico), seguindo-se uma chamada ao palco da Mommy, a folk lady Kate MacGarrigle, que o acompanhou ao piano numa rara interpretação de "Barcelona" e em "Somewhere over the Rainbow" com gostinho de
regresso à infância (por instantes pareceu-nos ter invadido a sala de estar dos Wainwright).
Seguiu-se nova viagem à Judy (Gar)Land: Rufus, sentado no centro do palco, pôs os brincos, o baton vermelho, calçou os sapatos de salto alto e o roupão deu lugar a um casaco de smoking, chapéu de côco e collants pretos a revelar um belo par de pernas. A banda juntou-se à festa, numa desconcertante tentativa de recriar a coreografia original do tema "Get Happy" do musical "Summer Stock".
O resultado? Só caras felizes a despedir-se do "Gay Messiah", pontuadas com algumas espressões de incredibilidade e uma manisfesta vontade de rever tudo de novo.
Now, that‘s entertainment!

Danny Boy

Matt‘s Birthday

Macushla
I Don't Know What It Is

Barcelona

Somewhere Over The Rainbow

Dressing Up...

Get Happy

Gay Messiah


(...Bónus)

(Z&C)

Sem comentários: