7.5.07

Os um +2


Em 2002, um ovni chamado Moreno +2, aterrou no Rivoli para apresentar "Music Typewriter", naquele que foi, de longe, um dos melhores concertos desse ano.
Em 2005 (embora com dois anos de atraso), a história repete-se, desta vez na CDM, aquando da apresentação de "Sincerely Hot", de Domenico +2. De novo, um concerto absolutamente fora de série e (é preciso dizer?) um dos melhores desse ano.
Sábado passado, a propósito de mais uma noite Clubbing da CDM, tivemos finalmente oportunidade de fechar o ciclo "um +2".
Com o lançamento de "Futurismo" (2006), de Kassin +2, chegou ao fim a trilogia prevista para o projecto iniciado em 2001 - de fazer três discos distintos, nos quais Moreno Veloso, Domenico Lancelloti e Alexandre Kassin (acrescidos de "+2") alternadamente assumiam, a título individual, a responsabilidade das composições de cada um desses discos.
Cumprido o objectivo, de agora em diante os músicos (que se conheceram ainda em miúdos numa escola de artes exprimental), passarão simplesmente a chamar-se +2, e estão já a preparar um novo álbum.
Quem teve a sorte de assistir a qualquer um dos espectáculos, guarda na memória o ambiente de descontraída camaradagem que se vive em palco, o prazer genuíno que estes amigos têm em tocar juntos (trocando frequentemente de instrumentos) é altamente contagiante, e o seu apurado sentido de humor e capacidade de improviso, criam momentos verdadeiramente deliciosos. Não há aqui qualquer tipo de subterfúgios ou egotrips, apenas uma enorme vontade de exprimentar algo novo, de criar música original, vanguardista, que, assim como quem não quer a coisa, os vai transformando num dos nomes mais importantes da nova geração da música brasileira.





(Z&C)

Sem comentários: