23.4.08

The Black Lips, Porto Rio - 21/04/08




Quando a meio de um concerto, o guitarrista da banda que viemos assistir nos passa para a mão uma garrafa de tinto e com um reluzente sorriso prateado nos diz "bebe e passa", sabemos que estamos no sítio certo para uma noite bem passada.
A fama de estroinice selvagem que precede os espectáculos dos Black Lips, mesmo não incluindo os exageros escatológicos iniciais, é, ainda assim, plenamente justificada.
Resta saber como é que estes tipos conseguem manter uma energia aparentemente inesgotável, noite após noite, tendo uma agenda tão sobrecarregada e com tantos alteradores de consciência em constante trânsito dentro e fora de palco.
Desde os primeiros acordes de "I Saw A Ghost" até ao atribulado final de "Juvenile", o pequeno Porto Rio, um barco habilmente convertido em bar com sala de concertos, foi sacudido por um intenso furacão, do qual " O Katrina", é apenas um dos nomes por que é conhecido. A bem da verdade os moços viraram o barco de pernas para o ar com a atitude de quem vive a todo o vapor mas, com a dose certa de coolness de quem sabe, há muito, já ter ganho o prémio para a banda mais passada, imprevisível e divertida do momento.
É possível que, atendendo ao culto provocado pelos caóticos vídeos de "Los Valientes Del Mundo Nuevo", a pequena multidão que assistiu ao concerto já viesse algo sugestionada de casa - a presença de um divertido mariachi que evoca um desses momentos é a prova disso -, mas a turbulenta excitação, que numa questão segundos transforma uma assistência aparentemente pacata numa massa de corpos descontrolados, parece ser obra do momento.
O combustível que atiça todo este êxtase, é - para além do álcool e dos charros, claro - a irresistível receita musical: garage rock desvairado, com cheirinho a 60s e com evidentes influências Stonianas, mesclado na perfeição com a crueza estimulante do punk.
Quando a atitude é genuína, o resultado é explosivo. Diversão é a palavra de ordem, e isso significa uma total interacção entre banda e público, com constantes invasões de palco a fomentarem o stage diving, o crowd surfing e a partilha de microfones.
Nos últimos minutos do concerto, o senhor mais "efusivo" da assistência elevou a níveis extremos o seu entusiasmo - o voo, cuja aterragem mal calculada, culminou em cima da bateria de Joe Bradley, teve como resultado o inesperado incidente que tem sido exageradamente ampliado, e não faz, de forma alguma, justiça aquilo que verdadeiramente aconteceu: um concerto memorável (de resto, o agradável cumbibio pós-concerto entre a banda e o público atesta isso mesmo).

Os portuenses Sizo passaram com distinção a prova de aquecer os motores do barco, e já merecem, sem sombra de dúvida, figurar como cabeças de cartaz.
O álbum "Nice To Miss You", já com alguma rodagem ao vivo, é, cada vez mais, um prazer para os ouvidos.
João Guedes (voz), André Cruz (guitarra), Rui Magalhães (bateria) e Eurico Amorim (teclados), ofereceram uma desenfreada descarga de energia, em partes iguais estimulante e competente.

"O Katrina"


"Buried Alive"


"Juvenil"


Sizo


Mais vídeos aqui.

(Z&C)

11 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente uma crónica sóbria e decente do concerto de segunda feira...os meus parabéns !
Ah...eu sou o Mariachi a que te referes...e não fui com proposito de homenagear nada dos Black Lips, apenas actua assim em bons concertos rock. Porcura me pelo nome Glenn Buteiro
Abraço e saudações rock n roll

Anónimo disse...

O gajo do video, parece ser o mesmo que em Pere Ubu, subiu por duas vezes para sacar umas jolas para o pessoal, quem o conhecer ponham ai maneira de falar com ele, é da trip esse jovem.
Pena não ester estado para ajudar á festa!!!

Hug The DJ disse...

Paulo (?),
Obrigado pelo esclarecimento.
O teu alter-ego é hilariante.
Pensamos que era uma recriação de um outro mariachi a que os Lips se referem num dos vídeos de "Los Valientes..."
Mas não sendo assim, ainda melhor.
Keep up the good work.


Anónimo.

Mesmo espírito, pessoas diferentes.

Ridwan disse...

http://bp1.blogger.com/_zuePtxJTyqk/R11pwltc-eI/AAAAAAAADAg/2xJSzTGQHn4/s1600-h/DSC01718.JPG

Hug The DJ disse...

:D

no refunds...

Strumer disse...

humm, sim...anda ai algum burburinho em relação a esse tal incidente. exagerado portanto? acabei por ve-los em lisboa e sem duvida foi um grande concerto. esse mesmo à vontade e a loucura "habitual". grande concerto...

cumprimentos

Hug The DJ disse...

GRANDE! ;)

hugs

Ridwan disse...

"Que coninhas..." http://www.forumsons.com/index.php?showtopic=10385&st=255&p=339037&#entry339037

:D

Hug The DJ disse...

Ah, finalmente a fama!
(A verdade é que estamos a guardar material para o making of)
:)

Ridwan disse...

Então,ficamos todos á espera do Unrated Uncensored Limited Directors Cut DVD

Anónimo disse...

I want to be able to share my internet connection with my iPhone. The wireless i connect to requires a special software to logon so i can't connect directly with my iPhone, but if i create a bridge or something i will be able to connect. However i have made an individual ad-hoc connection that my iPhone recognizes but only if i connect my laptop to it, but then i have to disconnect from my wireless connection. Please Help!
[url=http://unlockiphone22.com]unlock iphone[/url] [url=http://waldek.wa.funpic.de/sad/index.php?option=com_zoom&Itemid=50&page=view&catid=4&PageNo=1&key=4&hit=1]unlock iphone[/url]