26.3.08

A Hawk And A Hacksaw - Passos Manuel 25/03/08


Ex-baterista dos saudosos Neutral Milk Hotel, o nómada Jeremy Barnes tem vindo a consolidar uma interessantíssima carreira em colaboração com a violinista Heather Trost, no projecto A Hawk And A Hacksaw, contando para isso com a ajuda de outros colaboradores pontuais, como é o caso de Zach Condo (que, para todos os efeitos, deve o seu início de carreira a Barnes e Trost) ou da Fanfare Ciocarlia.
A nova visita ao Porto na qualidade de banda suporte dos Portishead, permitiu um merecido concerto em nome próprio que ficará na memória de todos os que se deslocaram ontem ao Passos Manuel.
Entre alguns temas novos, ainda sem nome, e outros repescados essencialmente dos dois últimos álbums, esta música do mundo com tiques experimentalistas que cruzam vários estilos musicais (desde a Europa Oriental ao México), contagiou desde o início uma plateia ávida pelos sons de influência balcânica saídos do talento multi-instrumentista de Barnes, que, dividido entre o acordeão e a percussão, formou as bases por onde o violino serpenteante de Heather ia criando coloridas melodias. A acompanhá-los estiveram dois excelentes músicos húngaros (um dos quais estreante e em dia de aniversário), repartidos entre o trompete, clarinete, bandolim e violinos.
Após uma acelerada primeira parte, quase sem pausas entre os temas, e com o convite para invadir o palco a não surtir efeito, decidiram eles próprios invadir a plateia após uma pausa para emborcar umas cervejas. Toda a segunda parte do concerto foi servida no bar, no meio de uma pequena multidão incentivadora, criando um ambiente que não deve andar muito longe de uma qualquer tasca (de requinte) do Arzebeijão.
No final ainda houve disposição para trocar umas impressões sobre a evolução no som da banda e a tournée com os Portishead.



(Z&C)

10 comentários:

dj duck disse...

www.urbanodepressivos.blogspot.com
Abraço
dj duck listens to Machine Gun by Portishead

dj duck disse...

www.bitsounds.blogspot.com
Abraço
dj duck

Unknown disse...

Isso é que eu gostava mesmo de ter visto... :(

Menina Limão disse...

é possível descansar esta alminha respondendo a uma questão perturbadora? quem é o homem e quem é a mulher? é que só agora me ocorreu que "C;)" talvez fosse um código do(a) "C". é isso?

(tiros no escuro. bang bang)

bitsounds disse...

eu conheço o gajo do bitsounds.blogspot.com :)

a ansiedade pelo regresso da Beth n me deixou apreciar a música dos A Hawk And A Hacksaw, um regresso a saudar era no festival de sines com os beirut, parecem encaixar bem no ambiente .... talvez alguém se lembre.

Hug The DJ disse...

Zito, pois conheces e muito bem... ;)
e isso em Sines soa mesmo bem... e a coisa não é impossível de todo, o Zach e os AHAAH são unha con carne e colaboram frequentemente nos discos uns dos outros!

Kraak ;)
é a linha do norte! para a próxima direcciona o kimboio... :)

miss limão :D
a tua alminha vai continuar perturbada... usa os teus dotes de Sherlock!

hugs

C:)

Menina Limão disse...

bah.

bitsounds disse...

haaaaam, é hug !!!!

pensava que era Hugo the DJ :P

Hug The DJ disse...

:D

:D

hugs

bitsounds disse...

hoje é dia 1 de Abril :P