12.2.08

A lady of a certain age

Little Annie & Paul Wallfisch - Casa das Artes de Famalicão, 09-02-08




Little Annie Bandez referiu-se ao jantar que antecedeu o espectáculo em Famalicão, como tendo sido excessivo mas irresistível.
Imagino que a ementa terá incluído meia dose de gravilha, dois ou três maços de Gitanes e uma lixa nº 3, porque uma voz destas - Marianne Faithfull que o diga -, não se alimenta a pão-de-ló e vinho do Porto.
Desde que o excelente "Songs From The Coal Mine Canary" reavivou (ou despertou) o interesse pela carreira desta sobrevivente artista, logo seguido pelo recente e belíssimo "When Good Things Happen to Bad Pianos" - razão da sua visita - , que o cabaret noir parece ter ficado, definitivamente, como o seu habitat natural.
A casa das Artes de Famalicão teve a oportunidade de o confirmar de forma inequívoca, no inesquecível concerto/performance que, durante hora e meia, manteve completamente cativada, uma plateia hipnotizada por um olhar tão perfurante que parece querer saltar das órbitas, pela teatral movimentação em palco, pelo discurso informal e bem humorado, e, principalmente, pela rudeza áspera de uma voz profunda, sobreposta numa fina camada de veludo - como um velho teatro que, mesmo desgastado pelo peso dos anos, consegue manter todo o seu imponente esplendor - sensação plenamente reforçada pela oportuna interpretação de temas como "Yesterday When I Was Young" ou "It Was a Very Good Year", sempre com uma fragilidade no fio da navalha, como que a queimar os últimos cartuchos.
A acompanhá-la esteve, como vem sendo hábito, Paul Wallfisch, com o seu virtuosismo muito cool, criando ao piano o contraponto perfeito para a voz de Annie, o qual, conforme se pôde constatar, vai ter seguimento em mais um disco. Ajudou ainda a tornar surpreendentemente audível o manhoso "Private Dancer" e a dar vida nova a "I Still Haven't Found What I‘m Looking For" - continua a ser música negra, mas é outro tipo de negritude.
Acabou em beleza, com o muito (timidamente?) aguardado "If You Go Away".



(Z)

Sem comentários: