7.7.07

Medeski, Scofield, Martin & Wood - CDM, 06-07-07














Após três esgotantes dias com pouquíssimas horas de sono, uma dieta a pão e cerveja, mas recheados de óptimos concertos (postagem em breve), nada como regressar a casa e - usando o velho truque do "pêlo do cão" - .....voltar ao ataque.
Mesmo com o corpo a implorar descanso, seria imperdoável perder a primeira visita de Medeski, Martin & Wood ao nosso país, ainda por cima com um convidado de luxo como é John Scofield.
O ocasional quarteto americano composto por John Medeski no Hammond, Billy Martin na bateria, Chris Wood no baixo e Scofield na guitarra, já editou dois álbums com esta formação: "A Go Go" (1997) e "Out Louder" (2006), o qual serviu de base para este concerto.
O free-jazz característico de M. M. e W., preenchido por fortes influências funk, soul e electrónica ganha sempre uma nova dimensão quando apresentado ao vivo, a improvisação, também presente nos discos, transforma os espectáculos em momentos verdadeiramente únicos e inesquecíveis. E o que se passou ontem na Casa da Música não foi excepção, quem lá esteve, teve o privilégio de assistir a um fabuloso concerto de jazz em que o tempo pareceu passar depressa demais, transcendendo todas as expectativas e deixando toda a gente a chorar por mais.
O lado mais imprevisível e vanguardista do trio, teve em Scofield o contraponto melódico que servia de fio condutor aos delírios criativos da banda, criando momentos contínuos de surpreendente improvisação, numa sucessão de temas onde só houve lugar para pontos altos, desde o groove desenfreado de "Little Walter Rides Again" até à deliciosa versão de "Julia", dos Beatles. Se Miles Davis fosse vivo, provavelmente já tinha tomado conta disto...
Um grande concerto, a pedir um regresso urgente e mais prolongado.

Infelizmente, como a retrógrada política ditatorial da CDM não permite fotografias (nem com telémovel!) só nos resta recorrer ao Youtube:
Live,11-10-06 @ the 9:30 Club


Medeski, Scofield, Martin & Wood - Little Walter Rides Again (live, 12/9/06)

Medeski, Scofield, Martin & Wood - Hottentot (live, 12/9/06)
Medeski, Scofield, Martin & Wood - Julia (live, 12/9/06)
Via livemusicblog

(Z)

Sem comentários: