28.5.07

Viva Oaxaca!












La Cantina - Entre Copa y Copa o muito elogiado álbum que Lila Downs editou o ano passado, foi anteontem apresentado no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
A riqueza da música "ranchera" eximiamente exibida na poderosa voz de mezzo-soprano de Lila, a cenografia e a excelente e multicultural banda que a acompanharam em palco, fizeram viajar toda uma plateia, numa sucessão de sons e ritmos populares apimentados por algumas influências de jazz, folk, spoken word e música cubana.
Lila encantou em espanhol, em inglês, em mixtec e até em português, no belíssimo fado "A Travessa da Palha", de Lucília do Carmo para o filme "Fados" de Carlos Saura, com que surpreendeu a todos, já no encore.
É impossível não ficarmos enfeitiçados com a graciosidade, simpatia e simplicidade de uma das melhores vozes da world music dos nossos dias.
No final do concerto, já nem nos lembravamos que "Burn It Blue", o popular tema da banda sonora de "Frida", interpretado em dueto com o mestre (vénia, por favor) Caetano Veloso, não constou do alinhamento...
Isto não é apenas música do mundo, esta musica é um mundo.



(Z&C)

Sem comentários: