23.1.09

Butcher The Bar - Mercado Negro, Aveiro 22-01-09


Download vídeo

Fazer 50 km numa noite chuvosa para escutar algo que soaria lindamente debaixo de uns cobertores bem quentes pode parecer um contra-senso. E seria, caso o local escolhido para o primeiro concerto de BTB (aka Joel Nicholson) em Portugal não fosse o Mercado Negro, local com um belo historial de concertos memoráveis, aos quais se junta agora mais este.
A primeira impressão que fica de "Sleep At Your Own Speed" - o álbum de estreia -, com as suas vocalizações sussurradas sobre melodias simples e arranjos espartanos, é a de que o mancuniano adoptivo pretende soar mais a Elliott Smith que o próprio Smith, mas de forma ainda mais lenta e contida. No entanto, após repetidas audições, a suave emotividade das canções parece invadir os sentidos, começando a ganhar vida própria, e não tarda nada estamos a trautear as inúmeras frases catchy de antologia que por ali abundam, com um ar muito prazenteiro.
Ao vivo, aquilo que poderia facilmente cair num registo catatónico, revela-se refrescante e divertido. Joel não sendo propriamente um guitar hero, nem possuindo um leque muito diversificado de soluções vocais, tem uma presença bastante cativante e o que lhe falta em virtuosismo sobra-lhe em sentido de humor, amparado por um óptimo sidekick ocasional - Tom Smith, na segunda guitarra e voz.
A melancolia da música é permanentemente equilibrada com tiradas hilariantes, histórias sumarentas sobre a génese das canções e introduções jocosas a covers inesperadas, criando um clima contínuo de cumplicidade e boa disposição verdadeiramente impagável.
Só foi pena "Rounds" ter ficado de fora do alinhamento.

2 comentários:

Menina Limão disse...

ele disse que houve várias pessoas a queixar-se de ele não ter tocado a Rounds, eheh. eu tenho de ir ouvir melhor o álbum, confesso que o conheço mal - assim de repente, não sei qual é a Rounds.

Hug The DJ disse...

pois, eu fui uma delas.
vai lá ouvi-la.