29.1.08

Perry Blake - Auditório da Academia de Música de Espinho, 25-01-08


Para mim, o auditório da Academia de Música de Espinho começa a ser sinónimo de resgate de oportunidades perdidas.
Após uma uma série de tentativas frustradas, consegui - tal como havia acontecido há uns meses atrás com Jay-Jay Johanson - assistir finalmente a um concerto de Perry Blake, o irlandês melancólico com pinta de Damon Albarn em anúncio Hugo Boss.
Os relatos pouco entusiasmantes das visitas anteriores, aliados a uma produção discográfica desnivelada - à semelhança do sueco, nunca conseguiu superar o excelente disco de estreia, embora "California" ande lá perto -, não punham as expectativas muito altas, e, talvez por isso, a surpresa tenha sido grande.
O facto de o espectáculo programado ter ido por água abaixo, também deve ter ajudado bastante. Aquilo que era suposto ser um concerto audiovisual, música ilustrada por imagens projectadas a partir de um computador, acabou por se transformar - por avaria deste, ao segundo tema - em algo semi-improvisado e deliciosamente informal, com um Perry Blake extremamente bem disposto, a disparar tiradas hilariantes no intervalo das músicas, criando uma enorme empatia com a plateia.
Acompanhado por dois eficientes guitarristas, com quem mantém uma notória relação de cúmplicidade e, ocasionalmente, por uma banda "enlatada" no indispensável laptop (a funcionar como karaoke portátil), o músico percorreu a quase totalidade dos seus álbuns (com a maior fatia do bolo a pertencer a "Canyon Songs"), quer em interpretações próximas dos originais ("Forgiveness", "The Letter", "These Young Dudes"), quer nas versões bastante despojadas que preencheram a segunda metado do concerto, de temas como "Freedom" ou "Ordinary day".
Rendido, o público não permitiu que o concerto terminasse com "Something Still Reminds You" e exigiu mais dois encores, sendo recompensado com os muito esperados "The Hunchback of San Francisco" e "Pretty Love Songs".
Tudo está bem quando acaba bem.




(Z)

3 comentários:

Anónimo disse...

Perry Blake is my lover

bitsounds disse...

nos concertos q vi nunca o gajo falou tanto !!!
parece ter corrido bem ...
o "Canyon Songs" é do pior q ele fez começo a n ter paciência para o irlandes, embora acredite q ainda vai fazer algo de grandioso, resta aguardar ....

Hug The DJ disse...

é capaz de já não ir lá de socos..., mas aguardemos ;)