27.6.07

Jay-Jay Johanson - Espinho, 20 de Junho




Perante uma sala há muito esgotada e um público rendido à partida, o sueco Jay-Jay Johanson não precisou de grande esforço para regressar a casa com grandes memórias da sua passagem pelo auditório da Academia de Música de Espinho.
A acompanhá-lo esteve uma banda de três elementos (teclas, bateria e baixo) e o inevitável Power Book a disparar samples sempre que necessário. A opção por este formato próximo de um jazz combo em que só faltou a guitarra, criou versões mais despidas de algumas das músicas escolhidas, dando asas à voz de crooner que Jay-Jay domina na perfeição, tão suave e melancólica a fazer lembrar, por vezes, o grande João Gilberto.
Não tendo sido um concerto memorável, foi agradável o quanto baste. Tal como nos discos, a indecisão do caminho a tomar, a tendência para colagem a modas fora de prazo, cria por vezes momentos menos inspirados que parecem estar apenas a encher - o uso excessivo dos samples acentua ainda mais essas falhas. A coisa funcionará melhor se, de futuro, incluir mais um ou dois elementos na banda e reduzir a maquinaria ao mínimo, pois a voz do sueco ganha outra dimensão quando não está apoiada em qualquer tipo de muleta digital, conforme se pode verificar nos momentos quase acapela que foram o ponto alto do concerto.



(Z)

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com os momentos meio atabalhoados e até confusos mas, a voz de Jay-Jay compensou quase tudo.

bitsounds disse...

"desliguei" do Jay-Jay Johanson no 2.º álbum, fiquei mt surpreendido com o facto de ainda ter tanto público !
bem, acho q vou ouvir melhor o novo álbum ....

Anónimo disse...

Já aqui disse que foi muito bom o concerto em Espinho. Agora, venho dar os parabéns pelo Blog que descobri por mero acaso (num motor de busca em que introduzi jay-jay e Espinho)... Está excelente! todos os dias venho aqui ver novidades!

Hug The DJ disse...

Obrigado Sr.