31.5.07

Andrew Bird, Coimbra, 30-05-07



Andrew Bird
parece não se importar com as conotações homem-pássaro que foi coleccionando ao longo da sua carreira, primeiro pela associação óbvia com o seu apelido, depois por ser perito na soberba arte de bem assobiar - quando Bird assobia, parece que um novo instrumento se materializa em palco - tal qual Theremin.
O virtuoso multi-instrumentista que dispensa perfeitamente uma banda de apoio (como pudemos constatar na sua 1ª visita a Portugal em 2005), desta vez fez-se acompanhar em palco por dois músicos: Martin Dosh nas teclas e bateria e Jeremy Ylvisaker no baixo e guitarra (ambos membros dos Fog). Martin, que também grava a solo sob o nome "Dosh" editou, no ano passado, o interessantíssimo "The Lost Take" (disco de electrónica onde também participa Andrew Bird) e abriu o concerto com suaves texturas ambientais, servindo de entrada ao prato principal.
Andrew Bird deu início às hostilidades com "Fake Palindromes", descalçou-se (confirmou-se a sua predilecção por meias às riscas), atirando-se em seguida a "Fiery Crash", " Measuring Cup" e "Nervous Tic Motion...". As sublimes melodias foram-se sucedendo, compostas por camadas de violino (que ia gravando no looping pedal) tocado com o arco ou mesmo dedilhado, como se de um cavaquinho se tratásse - às tantas já todos voávamos por cima dos loops.
A guitarra eléctrica ou o xilofone completaram o quadro juntando-se à voz de estorninho já por demais comparada a Rufus W. ou a Jeff Buckley.
Armchair Apocrypha, o último álbum, não foi, felizmente, o único a figurar no alinhamento deixando espaço para as canções menos electrónicas e mais melódicas de trabalhos anteriores e para momentos de um refinado sentido de humor, como a rábula dos sock monkeys que fez questão de nos apresentar e a pequena performance, já no encore e a sós com o seu violino, em que recriou a sua participação num show infantil, aproveitando para aconselhar: "music is fun, you should try it".
A noite terminou em clima de festa com "The Happy Birthday Song" (que disse não tocar há mais de 2 anos), dedicada à Francisca(o) - não fazemos a menor ideia quem seja, mas presumimos que faça parte da organização...


(Z&C)

3 comentários:

Pimponices disse...

Engraçado, foi exactamente umas das coisas de que falei durante o concerto... a comparação da voz com Rufus Wainwright...

aglidole disse...

Também estive para tirar os meus sapatos, mas tinha um fuinho na meia :(

E o macaquinho de estimação que trouxe, não merece umas palavrinhas...

BOM concertaço, valeu bem a pena voarmos para lá! Vrum vrum...

franksy! disse...

dedicada à francisca!
não, não sou membro da organização!
sou só fã!
e fazia realmente anos naquele dia e ele ofereceu-me uma inesquecível prenda!

Boa review!